Lançamento do Livro " Autocaravanismo"

Dia 23 de Junho, 3F as 18h na sede do ACP, em Lisboa, salao das assembleias gerais a apresentação do livro abaixo, por Carlos Barbosa, Vasco Calixto, autor e editor.

É sempre um largo prazer ler as crónicas de viajem do bom companheiro e ilustre autocaravanista Decarvalho!

A autenticidade dos relatos, a fluidez de linguagem, a riqueza de vocabulário, a utilidade dos olhares e observações, o prazer da viajem pela viajem que como ele próprio diz citando:

"...dizem os peregrinos de Santiago de Compostela ao fim de uma centena de km a pé..."já nao estamos a fazer o Caminho, é o Caminho que nos faz, a nós...."- porque toda a viagem é uma iniciação, que se adentra a nós mesmos...os que o queremos perceber!"

Por tudo isto, e o muito mais que se adivinha, felicitamos o autor e confessamos não resistir à curiosidade de ler a obra, já nestas férias grandes em autocaravana..., pois claro.




"É aí. GPS 37º 07´13,20´´ Norte, e 8º 32´49 11 Oeste.

Noite descansada depois de um parquear ajudado por um dos pouquíssimos autocaravanistas portugueses que se esgueirou mais um pouco para cabermos os dois em paralelo. Porém é de dar nota negativa aos muitos estrangeiros parqueados no segundo estacionamento já que no primeiro, cheio, estava tudo correcto. Ou seja parados na vertical do horizonte e não na longitudinal, ocupando quase 4 lugares de parqueamento de outras mais 3 autocaravanas.

Acordar dia 9 de Abril, 5F. O som de despertar foi o grasnar esvoaçado de gaivotas. Ora gaivotas em Terra…O pequeno-almoço típico, só que foram de torradas de pão alentejano comprado no Algarve, em Lagos. Depois uma volta pelos arredores, a tempo de ver despejo de cassete de um inglês nas ervas altas atrás de autocaravana. Resta saber s e houvesse uma área de serviço se se daria ao incómodo de lá se deslocar. Outros com bicicletas e cadeiras de estender preparavam-se para se esticarem ao sol, e ainda outros dentro dos seus blindados, esperavam que a roupa secasse ao sol nos estendais. Tudo gipsy style.


O tempo clareava, ensoleirava-se, mas não o suficiente para ir a banhos, Passear a pé sim…e sem descer ao areal, beneficiado com os passadiços de madeirame pontilhados de restaurantes modernaços, ficamo-nos pelas arribas, e pelo percurso ao longo da costa por entre esplanadas de restaurantes e vistas de mar, e de gaivotas, e de gentes lá em baixo na praia aconchegados por tee-shirts não despidas. As fotos aí estão!

Era de aproveitar ainda mais o tempo. Assim comprado o jornal, foi a escolha de uma esplanada mais ao sol e leitura vagarosa dos títulos ao lado de um café. Tempo de descanso e depois o inevitável acerto de horas de almoço, a ida ao Continente para comprar uns camarões, um vinho, um presunto fatiado, e pelo meio-dia lá estávamos no terraço virado à baía do Arade na boa da conversa, com o Rui e mulher. Bom almoço, bons amigos, bom tempo!"

Mais informações no blogue do autor em :http://camping-caravanismo-e-autocaravanismo.blogspot.com/

Sem comentários: