Róyan – La Rochelle

11.08.08 – Dia_8

Róyan é uma pequena cidade de frente de praia da foz do Gironde, que parece ser destino de um turismo de massa. Trânsito automóvel e carróceis são uma constante ao longo de meia-dúzia de kilómetros de marginal, onde se identifica um parque habitacional de ocupação sazonal,senhorial e degradado. Aliás os franceses parecem avessos ao châthaeu moderno,…preferindo claramente as autocaravanas e as petites e discrete maison´s com as janelas tipo fennêtre que fez o encanto de tanto portugueses da primeira geração de emigrantes.



A catedral de Róyan é um verdadeiro monumento à arquitectura moderna,... só visto. Alberga hoje sob uma lápide um dos criadores defunto Architectes Guillaume Gillet et Marc Hébrard, e Ingénieurs Bernard Lafaille, René Sarger et Ou Tseng. Já o jardim botânico é um lugar sem flores, sem beleza,…lá dentro, qualquer um se sente idiota com o preço da entrada.



A caminho de La Rochelle, Mernes, capital das ostras, permite-nos tirar a barriga de misérias,…ali na barraca de praia, ao lado dos viveiros, são ao preço dos tremoços, vivas…,tamanho quatro,…quatro anos de viveiro, é muito tempo diz o viveirista que assim vê a idade passar, sem conseguir passar o negócio.


Brouage , cidade medieval muralhada é um exemplo de má convivência com uma modernidade que não chegando a florir desabrochou em esquecimento e abandono sendo a orla muralhada preservada o único reduto histórico de interesse turístico.



Rocheffort, antiga praça da armada francesa é hoje escola de recreação de artes de marinehiro, navegação e calafate,…para tanto têm uma recreação da caravela que é negócio que previmos possa durar vastas gerações de malandros com pouca vontade de trabalhar. Mais uma vez á saída o preço se revela muito superior às expectativas na entrada.


Chegámos a La Rochelle caía a noite,… uma belissíma AS com parqueamento misto de auto e autocaravanas e uma navette que nso conduziu à descoberta da cidade numa noite alegre e animada no atrium da catedral com os jovens Montsmos de que ainda vamos ouvir falar mais vezes aposto.


A noite foi tão animada que tivemos que regressar de táxi e quasi a favor do segundo português que encontrámos, este nado e criado lá, embora com raízes em Pombal.








.

Km +- 95

Sem comentários: