De Carcassonne a Marselha

27.12.08 _ Dia 3

A chegada a Carcassonne fez-se já noite serrada. Ver as muralhas e torres de Carcassonne surgirem de repente contra o céu, toda iluminada, após uma curva da estrada, é de fazer de imediato sonhar com o passado,... a cidade e a cidadela esperava-nos em ambiente festivo de quadra natalícia e ano novo.


O parque automóvel, comum a autocaravanas, situado sem complexos, junto à cidadela, foi o lugar vantajoso e privilegiado de pernoita.

Temperaturas negativas, neblina e céu encoberto,... não dei por nada !

São mais ou menos 11.00 horas e o tempo está limpo, já bebi meu leite com chocolate, comi meu pão com doce, bebi meus dois cafés, fumei meus cigarros, estirei minhas duas pernas e completa nudez sem frio, li as google-notícias, tomei meu duche quente e sai para um ar fresco de montanha, com muito ar puro, muito oxigénio, graças aos Pirinéus! Gosto de sentir e respirar este frio, fecha-me o corpo, refresca-me o cérebro e as narinas, integra-me melhor,... as ideias parecem mais arrumadas.

Virei-me à colina! E caminhei direcção à porta principal da cidadela, por onde já passaram gerações,... em volta muita mais gente faz o mesmo,... um carrossel de vai-vem com cátaros, infiéis, cruzadas de cristãos e agora uma atmosfera de férias natalícias.

As fundações das casas e muralhas retratam com clareza essas sucessivas ondas civilizadoras.

Estou na maior fortaleza medieval e a mais bem preservada de toda a Europa. Um conjunto arquitectónico que testemunha mais de 2500 anos de história, que atravessou as brumas do tempo e preservou o seu passado.

No gracioso passeio da descoberta de uma realidade outrora magnânime, construída de pedra e cal, inteiramente de pé, sobressái a precaridade no tempo, das ideias e ideais que a moldaram, lhe deram vida e força até ao abandono completo pelos anos de 1800, razão maior do estado de preservação em que se encontra.

Daquele apogeu civilizacional de séculos, aquelas magnificas muralhas e intocável cidadela, são hoje uma impressionante lápide.

Agora a lápide, tornou-se uma fantástica atracção turística !O ciclo natural de renovação das ideias e ideais voltou a conquistar, a ocupar a cidadela e dar-lhe nova vida, com multiplos negócios e serviços dedicados aos recém chegados conquistadores, não importa a origem nem a religião que professem.



Feitas as fotografias, tomado apetecido assento e descanso na história moderna da cidadela, com outro e quentinho chocolate francês, em esplanada,..regressámos à rua e à vida, na generosa AS de Carcassone, com as operações de manutenção à habitação,... e rumo a Marselha, que a noite ia caindo.



Chegámos a Marselha, segunda maior cidade em população e área urbana de França, e a muitos títulos capital, por volta das 21.00Horas ! Uma estória de viajem rápida, sem história,...algumas paragens técnicas em não lugares e o encontro com mais um conto de vigário na imensa estação de serviço de Monteplier , um tipo que fala espanhol e pede um dinheirito para poder meter combustível e seguir viajem,...paguei para ver! Acto de contricção e arrependimento continuo, a fazer mea-culpa.
Estacionamento e pernoita no centro, em pleno Porto-Velho, sem questíunculas nem complexos, a uns metros de um posto de polícia, em liberdade e com esta fantástica vista,..


Seguiu-se o jantar na casinha itinerante, depois um passeio pedonal à descoberta do pulsar da vida nocturna de Marselha...enfim, com tanto para contar, mas o sono sempre acaba vencendo e o relógio pára.

Sem comentários: