08.08.08 – Dia_4 .Saint Jean de Luz

Continuo a acordar cedo,..11 horas mais coisa menos coisa. Já lá vai o tempo das noitadas de trabalho. O pequeno almoço, tão raro no resto do ano, sabe-me sempre divinamente em férias, mais na convicção de que a bicicleta me vai permitir comer normalmente.

O dia começou com a visita de estudo á casa-museu de Luis XIV, onde apreciei como uma lição bem estudada pode levar uma guia a conduzir uma dúzia de predispostos durante uma hora para percorrer apenas quatro pequenos compartimentos. Pé-de-Vento sossegou com a história!

A sugestão do guia American-Express é que se faça a pé o percurso que se estima de duas horas entre St Jean e a ponta de Seco. Ida e volta, é muito tempo a andar a pé.Ponderada a possibilidade de se fazer de moto ou de bicicleta, Pé-de-Vento optou com coragem pela bike,... para a moto ainda vai faltando.

Pedalou que se fartou, pensava eu…mas fomos e viemos, quase 12 km ida e volta, sempre à beira-mar, na companhia de uma paisagem sempre soberba, apetitosa e muito trânsito. Paragem para comprar duas toalhas de praia, um mergulho e umas braçadas nas águas da baía ao fim da tarde com uma temperatura muito convidativa, deram-me de novo a certeza de estar de férias.


O American-Express recomenda ainda e eu também! Uns moules como nunca antes,... de chupar os dedos, uns chipirons grelhados às tirinhas na companhia de um molho espesso que que mal decifrei apesar de ter visto o fundo à tigela, duas garrafas de um vinho da casa rosé, que eu não saberia escolher melhor e um nome para não esquecer,.. CHEZ KAKO.
Quando pedíamos a lista, traziam-nos simpaticamente o quadro de ardósia de 1.50m de alto, de beira de estrada. Comemos no meio daquela sublime e prodigiosa sala que é o meio da rua, frente à entrada poente do mercado com cobertura de luzinhas de todas as cores e folhas verdes, e uns pingos de água que não nos demoveu,... com menos sorte no menu, outros foram em debandada para o interior…abençoei, a cozinha francesa o guia e perspectivei um final de férias com uns kilitos a mais (estava enganado).

Quando os dias são memoráveis, normalmente o fotógrafo dá à sola.
Foi fácil adormecer,... muito fácil.


Sem comentários: