Mónaco, Último Dia do Ano

31.12.08 _ Dia_7


Saída de Cannes ao fim da tarde com destino a Nice. O percurso pela marginal a esta hora faz perceber a origem do nome Côte de Azur, surpreende a refracção da luz solar que põe a descoberto o fundo do mar frente às praias, em tons de azul turquesa e azul celeste.
Enquanto a luz natural se apaga as luzes eléctricas acendem-se numa miríade de côres alusiva à época festiva.
Passagem ainda de reconhecimento por Antibes, onde a matrícula portuguesa atrái mais e diversos solicítos concidadãos ali a viver e a trabalhar, que reclamam um aperto de mão em português. A adversidade aproxima os homens, mesmo que estranhos na sua própria terra...

Nice, era o destino! Mas uma longa marginal conduz-nos ao extremo oposto da cidade e a um excepcional miradouro onde se justificava uma pequena estada e Pé-de-Vento, soprou uns deliciosos tornedós com vistosas peças de lombo de Cannes....

Um jantar que permitiu uma reflexão atempada para alterar o destino de pernoita de Nice para o Mónaco. Afinal é esta a vantajem de autocaravanear, ...correcção de rotas e ajuste das estadias ao sabor da vontade, ...e o calendário diz-nos que amanhã é o último dia do ano, que pretendiamos passar inteiramente no Mónaco.

Depois de um reconhecimento dos principais pontos da cidade e uma passagem pelo famigerado parque subterrâneo para autocaravanas, decidimos ir à procura de melhor sorte, que encontrámos em Menton, ...eram duas da manhã, uma AS certinha direitinha com alguns companheiros italianos que já dormiam.


Depois foi o prazer de fazer as curvas e o túnel do Mónaco de moto, saboroso... e o estacionar na marina para uma visita a pé.









Uma simpática recepção de boas vindas ao turista e uma visita à feirinha de Natal, aos produtos, gentes e presépios típicos e...



É hora de escolher um restaurante para a última ceia do ano, .... aqui o interior parece conforme o ambiente festa q.b.


O interior confirma o bom gosto... a decoaração, com autênticas cubas de destilação e armazenamento de cerveja à vista, no lado de lá do vidro de fundo... promete!


Feita a reserva, podemos agora ir ver mais cidade e mais iluminação que a noite já caí...




O palácio das meninas Grimaldi, alterna entre o branco, o azul e o vermelho...




Junto ao Casino o ambiente parece tirado de um conto de fadas, os turistas muitos, querem todos fixar uma recordação digital, nada fácil tantos são os pirilampos.


Tempo ainda para uma homilia fim de ano e troca de cumprimentos e felicitações com os irmãos monegascos.



São 20h e 30´,tempo para um aperitivo e regresso à Marina para a esperada festa de fim de ano.


E o jantar acontece com uma sucessão de extraordinárias surpresas culinárias, cuisine francese absolutamente fantástica e de requintados sabores.

Seis pequenos pratos ao todo! Aqui fica uma pequena amostra para recordação.




Um champagne Moet-Chandon, pois claro, e a Festa, serena e requintada apesar da média de idades não ultrapassar os 40 anos..., e nós (ou a idade) a merecermos uma particular e delicada atenção daquela malta, que fez a noite memorável e deixou-nos com a vontade de um dia voltar.

É meia-noite e os barcos na Marina, todos em festa fazem roncar a chegada do ano novo.


Estamos em 2009 .

E já no cais da esperança renovada , brinda-se ao Novo Ano.

Sem comentários: