Um Tour em Marselha

28.12.08 _ Dia_4

Estou em Marselha, vejo a vida desfilar em volta do Porto-Velho,... uma população muito matizada, muito morena e multirracial com um cunho muito mediterrânico, também uma arquitectura muito simples e predominantemente branca...,uma cidade cosmopolita.

Saímos e passeamos a pé á volta do enorme Porto-Velho, lugar central da cidade,... percebe-se uma população que corre laboriosa e uma outra residente nesta zona, mais ociosa,..percebe-se pelas gentes, que o enorme porto comercial mais a sul é o coração e o sangue da cidade, a par de um turísmo urbano intenso com muita solicitação e animação.


O Castelo de If (ou Château d'If), uma antiga prisão situada numa ilha costeira à cidade, onde O Conde de Monte Cristo foi encarcerado, no romance de Alexandre Dumas.

Essa fusão de culturas que remonta à antiguidade é presenciada hoje na arquitectura de estilo, ora bizantino, ora neoclássico, nas feições miscigenadas e nos animados comércios e feirinhas de rua, onde servem desde peixe fresco a kebabs turcos.


Alimentámos o corpo, subimos no autocarro do grand tour e partimos à descoberta da paisagem urbana,...está um fantástico Sol de inverno.

Notre-Dame-de-la-Garde, no alto de uma colina, com uma enorme afluência e os acessos entupidos por carros de gente que teima em chegar ao alto, em ruas cada vez mais estreitas ...,a vista panorâmica é outra oportunidade, mas a basílica em esplêndido estilo romano-bizantino é uma pérola, revestida de mosaicos e folheada a ouro.

Marselha é uma cidade de verdade: meio suja, alguns mendigos, fachadas encardidas e varais de roupas cortando o céu.Em muitos aspectos faz lembrar Lisboa.

.


A noite cái sobre a cidade, o frio já fez debandar toda a gente para o andar inferior, eu resisto, sou um bocado como os cães, gosto de sentir o frio no nariz e delicio-me com o espectáculo de côr e refracção das primeiras luzes da noite, a melhor hora para fotografar.

Voltamos aO Porto-Velho, no Samaritaine , tomamos um chocolate quente e um gâteua,para voltar a aquecer,num ambiente bem quentusco ...vimos agora o porto-velho na perspectiva oposta a que se tem da autocaravana.


São 21 horas,voltámos à autocaravana e ainda hoje vamos jantar a Cassi e dormir a St.Tropez,...coisa de autocaravanista.

Vamos lá ao jantar!

Sem comentários: