11.08.08 – Dia_7.Carcans - Róyan

Na AS de Carcans a primeira matrícula portuguesa com uma caravana estacionada a alojar quatro muito jovens rapazes, com estendal…muita cama,cerveja e sabe-se lá o que mais..., supreende pelo bom gosto na opção por aquelas paragens.

Carcans é um daqueles lugares surpresa onde apetece deixar cair a viajem e o tempo e descansar. Sossegado, povoado de bungalows de excelente bom gosto, de barcos no charco,tudo rodeado de muito pinhal, tudo confluindo e servido por um pequeno e elementar casario que dá nome ao lugar, convenientemente explorado como pequeno centro comercial a céu aberto. Muito recomendável, para quem queira pôr a paz, o físico e algumas leituras em dia.





Mais estrada e mais Equitânia,... direcção travessia do imenso estuário do Gironde em ferry e mais chuva.



Talmont Sur Le Gironde , não está no caminho mas ao chegarmos percebe-se logo que justifica completamente esse pequeno desvio. Une belle village, candidata a village historique é uma colecção de postais sobre as vivências do pescador da foz do Gironde. O mais distinto: a espécie de rede caracoleira guinchada do posto de trabalho armado com paliçada na encosta sobre a praia, a uns bons dez metros de altura, coberto e sentado. Uma espécie de pesca prfissional de cana na praia mas com rede.




À noite outra vez os moules frits (mexilhões com batatas fritas).Parece que nos restaurantes francese mais populares não só os moules frits são o prato forte, como parece haver pouco tempo, paciência ou conhecimento para coisa diferente.Começa a ter um sabor monótono e a sensação de um certo tipo de fast-food mal disfarçado.
O parque de estacionamento relvado fronteiro à village é extraordinariamente convidativo à pernoita, mas está estranhamente vazio.
Passava da meia-noite ,Pé-de-vento soprou uma desconfiança que pouco depois confirmei como companhia indesejável. Rumo a Royan descobre-se que todos os arredores são hostis à presença de autocaravanas. Rumá-mos ao centro da cidade para pernoitar em lugar de sugestão do gps registado a partir de site AC francês.

Acordar, borrar e tomar banho “no meio da rua” no centro da cidade enquanto esta acontece e decorre,…é uma sensação única,.... de paredes de vidro espelhado,de invisibilidade e liberdade.

Registo para dois pequenos carros que ao nosso lado por turnos servem à vez, de quarto de dormir a rapazes e raparigas que por ali, felizes, tinham o seu emprego estival,... Todas as épocas e todos os países, têm gerações de sacríficio.





Km +- 100

Sem comentários: