Ségur / St.Robert / Turenne / Collonges-le-Rouge

21.08.08 - Dia_18

Magnac, ofereceu-nos um lugar de pernoita em área de serviço, porventura, como deviam ser todas as AS,...um pequeno parque de jardim à entrada da vila, um lago feito pateira e um parque de merendas onde a gosto os passantes se alimentam e alimentam a bicharada que sem complexos se oferece por companhia.

Não fora a conhecida paixão dos franceses pela vida ao ar livre,...paixão claramente expressa nas esplanadas sempre cheias em pleno inverno, mantidas a aquecedores,... não fora essa conhecida paixão, seriamos levados a pensar haver um generalizado e forçado recolhimento financeiro familiar por terras de França.
Tanta é a gente, (jovens e menos jovens), que se encontra nestas paragens de lancheira no porta-bagagem,...frequentemente se observa, em plenas áreas de serviço de auto-estrada, o estender da manta e do farnel sobre o relvado,... por vezes até, sem admirações ou estranhezas, frente a um restaurante que está às moscas.


Nestes frequentes encontros, não se consegue deixar de registar a maior simplicidade dos carros e familías em circulação em estradas de França, e por compararação, o contráste com a ostentação dos modelos e marcas que circulam em Portugal, onde a lancheira é coisa completamente demodé...(e mais moderno e benzzoca, é pedir emprestado, para ir de férias).


Os Franceses são tradicionalistas,... como se observa na incansável petanca, com que todas as gerações se exercitam e convivem.

Os caminhos que hoje nos hão-de conduzir a um périplo por algumas das mais famosas Villages de France, são estreitos,...caminhos rurais, em terras de Limousine, bordejadas de um verde tão intenso que o diafragma das máquinas fotográficas, por mais que se feche, recusa a captar em nome da simultânea e intensa luminosidade que nos invade,... a parecer irreal.





Na Borgonha,... a região mais "pobre" de França, a produção bovina, e a fruticultura ocupam a terra,...não há abandono, nem desertos.



Ségur Le Château, é a primeira das villages do périplo,... a medieval Ségur, bem poderá orgulhar-se de seus habitantes que a conservaram, a ponto de por ela nascer um interesse turístico,que enche as ruas e as esplanadas e que já dá emprego até para brasileiro,...a quem calhou a "sorte" de nos servir, simpáticamente, um excelente pedaço de javali.










Saint-Robert,... aldeia que se seguiu, nas fronteiras do Périgord, fica num planalto onde sobressaí a igreja do século doze, deambulatório para peregrinos de Compostela.











Turenne, deve o nome a um visconde cuja família teve aqui durante séculos um pequeno Estado soberano. Do passado permanece na parte superior do aglomerado, os restos de três corpos e uma torre quadrada que protegia o castelo. Sobre as ruas pavimentadas com pedra irregular, casas construídas em torno de pequenas praças, que se sucedem, com muitas e belas casas antigas.
A aldeia mantém dois monumentos: uma universidade do século XVI e a capela dos Capuchinhos do século XVII.










Collonges-Le-Rouge, é uma extraordinária visão medieval: vermelho e rosa.

Com todas as construções em blocos de arenito vermelho maciço oferece-se como um lugar recôndito para paixões e apaixonados pelo pôr do sol.
A Village, de aspecto e côr tão invulgar, mantém, senão mesmo reforça hoje, um carácater essencialmente aristocrático.

É uma vila de visita obrigatória, desde sempre,... como evidencia a linha de caminho de ferro que lá conduz e termina.








Iremos ainda hoje, pernoitar (dormir) a Le-Roque-Gageac, onde passaremos os próximos dois dias,...lugar considerado o tereceiro mais concorrido destino turístico de França, depois de respectivamente Saint- Michel e Rocomodoro.


Aproximadamente 182 km

Sem comentários: