Le Roque Gageac

22.08.08 - Dia_19
Meses antes de partir nesta viagem, tinha estabelecido incluir Le Roque Gageac, na região turística do Périgord, como rota obrigatória,...foi aliás, a única rota verdadeiramente prédefenida. Fui então sensibilizado por algumas imagens e breve expressão da contemplação de um turista e internauta brasileiro.
Sonhava com um lugar paradisíaco, onde restabelecer-me dos kilómetros e emoções dos vinte dias de viajem já decorridos. Estava longe de imaginar, que estava a chegar ao terceiro maior destino turístico de França,...naturalmente preenchido por uma imensa rebelião de massas de ansiosos por um pedaço de paz e sossego.

Uma As, que era afinal o parque automóvel mais privilegiado e avançado sobre a village, dentro do parque-jardim,...e naturalmente cheia, ou quase,... sobrava na hora certa, um lugar de eleição.

A particularidade e estranheza de um clima tropical, com vegetação luxuriante a condizer,...graças à inércia térmica da encosta argila-xistosa, virada a sul, que abriga e aquece o agmolerado.



Dá uma vontade imediata de geladar, o mais possível.


Depois é a fila para embarcar, rio abaixo,... ouvir de pé a Guia-esposa, do Timoneiro sentado, não dizer, rio acima, que têm ali uma daquelas empresas, onde se ganha dinheiro à fartazana, sem colaboradores nem esforço, nem inovação (talvez até excessivamente monótono) e,...fecham em Outubro para reabrir em Abril do ano seguinte. O resto do tempo são férias...




E acontece um passeio deslumbrante.








Um rio cheio de canoistas...




Um camping banhado por uma praia fluvial...




Um passeio à descoberta do lugar,...



E no dia seguinte a canoa e o rio seriam meus,...mas em vez disso, Pé-de-vento descobriu que afinal Rocamador (o segundo maior destino turístico de França) era afinal ali ao lado,... e eu que detesto excursões, senti-me no dia seguinte, como se às ordens de um qualquer chauffer de camioneta, a fazer setenta penosos kilómetros,... para a ver Santa.



Roque Gageac

Sem comentários: