De Trujillo à Nazaré

04.01.09 _ Dia_11



Estamos no último dia das férias de fim de ano. Tinhamos já referenciado Trujillo num blogue da "concorrência" , e confirmado no guia American Express, os motivos de interesse desta localidade, a expectativa era por isso grande. E não nos desiludimos, antes pelo contrário, não é exagero sublinhar a referência da sua histórica praça central, como uma das mais belas de Espanha e assim é de facto,... a forma ,a antiguidade e singularidade de alguns edíficios fidalgos em coexistencia com casas simples mais populares, numa forma ampla de geometria variável confluente para a igreja em posição central avançada, dão-nos a imagem de um urbanismo autêntico da época. Trujillo é uma vila a não perder para quem sempre passa ao lado.







Uma subida ao castelo e as supresas continuam, com um aglomerado ainda mais antigo, bem conservado e restaurado onde se albergam comércios e pousadas requitadamente sossegadas, havendo uma atmosfera perfeitamente integrada à época da rua e dos exteriores.





















Havemos de lá voltar muitas mais vezes, de resto fica a caminho e a vista nocturna desta praça iluminada é ainda mais bonita



Tempo , para comprar os últimos souvenires, e apreciar o queijo , os licores e doces á base de figo ,... especialidades da região. Depois, mais uma etapa, mais uma viagem, desta feita a última,...e como é bom recordar!


E o regresso a casa , com mais estrada, por Cáceres e Castelo de Vide, encurtando uma mão cheia de quilómetros,... com tempo ainda para uma primeira lavagem à Travel Van, que bem merece e justifica no fim desta segunda maior aventura.



E auto-estrada nova até Cáceres, ...gratuíta e toda nossa, e que bela paisagem a fazer lembrar outras viagens e caçadas

















E no fim desta segunda viagem confirma-mos as nossas "suspeitas" e expectativas de satisfação com o novo brinquedo.


E confirmamos um espaço de liberdade que é o país do autocaravanismo, seja na Bretanha , conhecida pela terra dos autocaravanistas, seja na Côte dàzur conhecida como cosmopolita,.... os autocaravanistas são bem vindos, e não há qualquer tipo de discrimação em realção aos demais carros de turismo. Não se vê auto-campismo de facto,... porque lá como cá é proibibido o campsimo selvagem, e a diferença é que lá o policiamento faz -se sentir no cumprimento da lei e da ordem, enquanto por cá os arautos da desgraça e da diarreia legislativa reclamam por mais lei. Houvesse em portugal quem a fizesse cumprir e os maus autocaravanistas, portugueses ou estrangeiros deixavam de se ver . Mas há quem de forma enviezada , na verdade pretenda muito mais do que isso,.,.transformar portugal num imenso terreno da AECAMP....mas seria preciso que não houvesse Portugueses!




Fim do dia e da viagem, estamos de novo na Nazaré e em casa, para dormir tranquilamente.

De Zaragoza a Trujillo

03.01.09 _ Dia_10

Noite sossegada e sem história em Zaragosa, no parque empresarial. Depois havia que prosseguir viagem, a agenda de trabalho aproxima-se!
O Vento soprava ainda uma passagem por Catalayud, cidade silenciosa como lhe gosta de chamar,… tantas vezes vista ao longe e de passagem a partir da auto-estrada, envolta em quietude, nesse quase deserto que é o caminho Zaragoza- Madrid e vice-versa. Tudo um imenso não lugar.





E Catalyud adentro, continua a parecer um “não lugar”, sem gente, sem vida, com ruas vazias e prédios silenciosos, …. estranho, mas está a acontecer mesmo uma cidade fantasma, talvez adormecida pela siesta espanhola. Muito dormem os espanhóis.



















Não se vê vivalma e as estátuas ganham nesta altura um protagonismo acrescido.





Vamos embora para não acordarmos esta gente, dormem indiferentes à crise ou até por causa dela, sabe-se lá...





Novamente na estrada, com paragem para almoço num restaurante de beira de estrada onde se comeram umas deliciosas tiras de polvo,...e continuar a viajar até à meia-noite.




















Vamos pernoitar aqui, por baixo das cegonhas de Trujillo que vamos conhecer amanhã,.. a expectativa é grande.

INQUÉRITO INTERNACIONAL DE CARACTERIZAÇÃO DOS AUTOCARAVANISTAS

Responda ao

INQUÉRITO INTERNACIONAL DE CARACTERIZAÇÃO DOS AUTOCARAVANISTAS
Quem são os autocaravanistas? Qual é o contributo do autocaravanismo para o desenvolvimento turístico das comunidades locais? Que problemas enfrentam e o que esperam os autocaravanistas dos lideres associativos e das autoridades públicas?A resposta a estas questões é fundamental para definir o rumo do movimento associativo e para promover os direitos dos autocaravanistas na União Europeia. Por isso se apela a todos os autocaravanistas que despendam 15 minutos do seu tempo para responder a este INQUÉRITO INTERNACIONAL DE CARACTERIZAÇÃO DOS AUTOCARAVANISTAS

Este é não só o inquérito mais completo já feito aos autocaravanistas, como o primeiro inquérito a ser realizado à escala internacional, ambicionando permitir a análise comparada da situação do autocaravanismo nos principais países em que tem expressão.O sucesso deste inquérito depende do número de autocaravanistas que lhe respondam e da diversidade de países nele representada. Ajude-nos, divulgando este inquérito aos seus amigos autocaravanistas por email ou nos fóruns em que participa.Participe neste desafio. A sua resposta a este questionário é absolutamente confidencial.